terça-feira, abril 26, 2005

Justiças

A conjugação da justiça enquanto conceito abstrato e a administração da mesma é uma complexa tarefa que tem de ser levada a cabo pelas sociedades actuais. A gestão desta matéria é um dos factores que permite determinar o avanço civilizacional de um Estado.

Em Guimarães começou hoje o julgamento de um homem acusado de ter violado uma das suas próprias filhas. Esses factos remontam a 2002, altura em que a miúda teria 14 anos, e se for comprovada a sua culpa, o dito cujo está sujeito a uma pena de prisão (agravada pelo facto da vitima ser sua filha) que pode ir até ao máximo de 2,5 anos. Com bom comportamento está cá fora em ano e meio.

Na Filândia foi hoje detido um indivíduo que é acusado de ter tido relações sexuais com algumas centenas de crianças tailandesas (entre os 10 e os 13 anos) nos ultimos 15 anos, período durante o o qual viajou várias vezes para esse país. O julgamento deste senhor ocorrerá em finais de Maio (de 2005) ou princípios de Junho, e ele está sujeito a uma pena de prisão que pode atingir o máximo de 10 anos.

Tirem-se conclusões.

sábado, abril 23, 2005

O agricultor português


Numa altura em que tanto de fala de seca e das ajudas (para variar) que devem ser dadas à agricultura nacional, encontrei esta foto que me lembrou imediatamente a qualidade do investimento que tem sido feito no sector nos ultimos anos.

Conjungando a falta de fiscalização das entidades que atribuem subsídios com a "inteligência" que possuem grande parte dos profissionais dessa área, esta será a imagem cabal da agricultura portuguesa.
E não estou a falar daquele agricultor da "velha guarda", porque esse só recebe alguns subsídios por estar inscrito na cooperativa local e esta é que gere o processo. O agricultor, esse, nem faz ideia dos passos necessários para adquirir essas verbas. O problema está em muitos "quase novos" agricultores que se sabem mexer e são portadores da tão portuguesa esperteza saloia. São esses que se candidatam aos subsídios, plantam os produtos mas depois não os apanham porque esses custos (de apanhar a fruta e/ou legumes) não compensam face aos pequenos lucros da venda, logo, mais vale deixar esses produtos apodrecerem na árvore e comprar um veículo automóvel para apoio à agricultura. Entre o tractor ou o Portaro, a escolha tende a recair no Land-Rover ou, como no caso, no Audi Allroad.

Os espanhóis, pelo seu lado, criam projectos agricolas a longo prazo e fazem dessa actividade um dos motores da sua politica económica, e é também por isso que a sua agricultura está a anos-luz da nossa e o nosso mercado está completamente invadido pelos seus produtos. Só a quantidade de produção que fazem em estufas será, sem exagero, milhões de vezes superior à nossa prudução por esses mesmos meios.

Perante este cenário, o que é que o agricultor português diz? Vamos aprender com eles? Não. Diz que a fruta deles pode ser muito bonita mas não sabe a nada e a velha fruta portuguesa é que é boa. Especialmente se tiver uma minhoca lá dentro.

E já agora reinvindica mais um subsídiozinho.

quinta-feira, abril 21, 2005

Coincidência?

Será uma mera coincidência ou serão a mesma pessoa? Ou irmãos? Pai e filho?
Será que a nomeação de Bento XVI faz parte um plano complexo que visa dominar o universo?

terça-feira, abril 19, 2005

Bento XVI

Justify Full
Com a eleição do Cardeal Joseph Ratzinger para suceder ao Papa João Paulo II creio que a igreja católica perdeu uma boa oportunidade de optimizar o legado que foi deixado por Karol Wojtyla, bem como, nega a possibilidade de vir, proximamente, a adequar as suas posições em relação a questões que são incontornáveis nas sociedades actuais (contracepção, casamento dos padres, ordenação de mulheres, etc.), coisa que o Papa anterior se foi recusando a fazer.

Ao escolher um Papa da mesma linha, quiçá mais conservador e seguramente com menos carisma, a igreja católica perde uma oportunidade de ouro de congregar mais junto a si os seus seguidores ou até atrair mais fieis.

Eu posso estar errado, e só o tempo é que o dirá, mas creio que Bento XVI não é o homem certo para este momento.

quinta-feira, abril 14, 2005

O exemplo vem de cima

Soube-se agora que o Director-Geral dos Impostos, Paulo Macedo, quando foi nomeado para o cargo não tinha a sua situação fiscal regularizada. Só depois dessa nomeação é que este senhor foi regularizar a falta de uma contribuição autarquica referente ao ano de 2001 que não tinha liquidado atempadamente porque "não foi notificado para tal".

Tipicamente português: põe-se o lobo a guardar as galinhas e ainda se ouvem desculpas de mau pagador.

Paz podre


Quando Santana Lopes voltou para a presidência da Câmara Municipal de Lisboa parecia que essa "passagem de pasta" Carmona/Santana tinha corrido tão bem que Carmona Rodrigues ficou mal na fotografia e foi apelidado de "capacho" de Santana Lopes.

O tempo veio a revelar que o que parece por vezes não é. Agora andam às turras dentro da Câmara. A equipa de Carmona (que Santana prometeu não alterar) está a "passar pelas passas do Algave" e já começaram as demissões.

Não sei de quem será a culpa de toda esta situação mas, considerando os apoios públicos que Carmona Rodrigues tem recebido para se candidatar nas próximas autarquicas a presidente da CM Lisboa, em deterimento de Santana Lopes, fazem-me descofiar que este último já se está a desnortear e a fazer asneira sobre asneira.

domingo, abril 03, 2005

Karol Josef Wojtyla


Morreu o Papa João Paulo II. Desaparece assim uma das personalidade mais marcantes do século XX e um dos Papas com maior carisma na história da Igreja.

Ao contrário do que muitos irão dizer, porque de momento a tentação é grande em fazê-lo, apesar do seu pontificado ter sido muito positivo, João Paulo II não foi imune aos erros e, a meu ver, cometeu alguns e graves. Mas não é isso que importa neste momento. O que importa é reter a imagem do homem que, por exemplo, combateu os regimes totalitários do ex-bloco soviético, que tentou aproximar os jovens da sua igreja e, a meu ver o mais importante porque controverso, fomentou a aproximação da igreja católica às outras religiões (não esqueçamos que foi o 1.º Papa da história a entrar numa sinagoga e numa mesquita).

Karol Wojtyla morreu hoje e, apesar da religião nada me dizer, ele foi uma personalidade com a qual me acostumei a viver regularmente e será por isso, e pela boa imagem que dele guardo, que muito lamento a sua morte. Acredito, porém, que a morte deu-lhe a paz que ele há muito não tinha.

sexta-feira, abril 01, 2005

A questão Terri Shiavo


Terri Shiavo, a senhora cuja morte foi determinada por um Tribunal federal norte-americano, morreu hoje. Não pretendo vir para aqui discutir a eutanásia, ou direito à morte, porque julgo que a questão é demasiado complexa e, ao mesmo tempo, individual para dela tirarmos algo de conclusivo. Penso que esta questão é mais complicada que a famosa questão do aborto, e quanto a esta ultima já sabemos a "água pela barba" que ela dá.

Tenho, porém, uma certeza. Se eu estivesse no lugar da Terri preferia morrer. Quanto à opinião da Terri, e pelos motivos óbvios, ninguem soube e acabaram por ser os Tribunais a tomar a decisão final. Quanto aos pormenores que levaram a essa decisão, não conheço, mas mesmo assim aceito-a, porém, com uma reserva.
O meio: não havia outra forma de matar a senhora que não à fome? Porra, eles dão mais dignidade e menos sofrimentos áqueles que cometem crimes tão graves que são passíveis de pena de morte.

Penso que aqui eles erraram. A dignidade da cidadã Terri Shiavo exigia outra solução.