segunda-feira, novembro 07, 2005

A violência alastra






Como tenho postado pouco ainda não tinha opinado sobre a violência urbana que eclodiu em França. Ao saber que surgiram focos de violência análoga em paises vizinhos como a Bélgica e a Alemanha, é inevitável que, também, eu venha mandar as minhas larachas sobre o assunto.

Ao contrário daqueles que advogam que este problema só se resolve por via do diálogo e da compreensão, eu julgo que só existe um modo de soluccionar esta questão rapidamente: pela força. Indivíduos que se dedicam à prática destes actos, e que ao contrário do que muitos dizem, são efectivamente "escumalha", só conhecem uma linguagem e essa é a da força.

Se não se tomam medidas objectivas que combatam, de imediato, estes agitadores corremos o risco de os cidadãos que vêem as suas propriedade serem afectadas tomarem as armas e tentar fazer justiça com as próprias mãos, criando cenários de próximos da guerra civil.

Ao Estado cabe a responsabilidade de fazer cumprir a lei e a ordem, defendendo os direitos dos seus cidadãos. De outro modo há a anarquia.

Sem comentários: