segunda-feira, junho 19, 2006

Direitos

Neste país fazem-se coisa com uma impunidade digna de qualquer país de terceiro mundo. Isto vem a propósito das entidades que prestam serviços de televisão por cabo (p.e. TV Cabo e Cabovisão) estarem, em concluiu com a Sport TV, a suspender temporáriamente a emissão dos canais estrangeiros que transmitem jogos do Mundial de futebol, nomeadamente, o canal francês M6 e o alemão RTL.

Como este é um país de exclusivos e quem quer ter acesso a eles deve pagar, e bem, estas entidades para preservar os direitos de quem tem o exclusivo da emissão dos jogos para Portugal (Sport TV) não hesitam em restringir os direitos daqueles que são seus clientes e, queiram ver ou não, pagam-lhes mensalmente uma quantia pela prestação de um serviço que inclui os canais M6 e RTL. E importa reter que esta suspensão não implica qualquer abatimento no valor da factura mensal.

Se, por absurdo, existissem 12 ou 15 canais dessas grelhas a transmitir os jogos o que é que eles fariam? Também suspendiam a sua emissão para preservar os direitos da Sport TV? Gostava de ver.

Com estas atitudes, e para compensar esta falta de respeito, só tenho de apoiar todos aqueles que, através de variados expedientes, conseguem ter acesso aos canais descodificados sem pagar um chavo por isso. É imoral? É burla? Quero lá saber. Como é que se qualifica o comportamento destas entidades quando suspendem a transmissão destes canais? Também não é imoral? Também não é burla? Esta é a resposta adequada.

Sem comentários: