segunda-feira, agosto 07, 2006

Restart

Agora que acabaram as férias, é com baterias recargadas que volto à blogosfera e espero manter uma maior actualização do Ácido que tem sido deixado um pouco ao abandono.

Nestes dias, no plano nacional, nada de muito relevante se passou, sendo óbvio que grande parte dos nossos politicos estão de férias, logo, a possibilidade de serem feitas asneiras é mais reduzida. Realço a publicação on line do nome dos contribuintes mais faltosos da nossa praça. Parece uma uma medida parva mas num pais onde muitas vezes é mais importante parecer do que ser, podemos estar perante uma medida importante do ponto de vista do combate à evasão fiscal (aliás, parece que foram feitas muitas regularizações com medo de ir para as famosas listas). Aguardo agora a lista daqueles a quem o Estado deve dinheiro.

No plano internacional poderia realçar a crise do médio oriente mas prefiro abordar esta questão mais tarde e de forma isolada, logo, escolho Fidel. El Comandante parece que está mal e dizem que pode ser este o primeiro momento para a viragem politica em Cuba. Eu discordo. Julgo que Fidel ainda vai cá ficar por uns tempos (ainda acaba por nos enterrar a todos) e não acredito que com a sua morte o regime cubano mude, mesmo que progressivamente. Pelo contrário, receio que com o desaparecimento de Fidel, e devido à falta de outra figura carismática na politica cubana, possam vir a exteriorizar-se as grandes diferenças existentes entre os cubanos, nomeadamente os que ainda estão na ilha e os exilados, e que este facto associado às grandes pressões politicas e económicas que vão ser feitas do exterior, pode vir a originar situações de conflito violentas. Posso estar a ser péssimista mas vamos esperar para ver (lá está, se Fidel não nos enterrar a todos primeiro).

Sem comentários: