domingo, abril 03, 2005

Karol Josef Wojtyla


Morreu o Papa João Paulo II. Desaparece assim uma das personalidade mais marcantes do século XX e um dos Papas com maior carisma na história da Igreja.

Ao contrário do que muitos irão dizer, porque de momento a tentação é grande em fazê-lo, apesar do seu pontificado ter sido muito positivo, João Paulo II não foi imune aos erros e, a meu ver, cometeu alguns e graves. Mas não é isso que importa neste momento. O que importa é reter a imagem do homem que, por exemplo, combateu os regimes totalitários do ex-bloco soviético, que tentou aproximar os jovens da sua igreja e, a meu ver o mais importante porque controverso, fomentou a aproximação da igreja católica às outras religiões (não esqueçamos que foi o 1.º Papa da história a entrar numa sinagoga e numa mesquita).

Karol Wojtyla morreu hoje e, apesar da religião nada me dizer, ele foi uma personalidade com a qual me acostumei a viver regularmente e será por isso, e pela boa imagem que dele guardo, que muito lamento a sua morte. Acredito, porém, que a morte deu-lhe a paz que ele há muito não tinha.

Sem comentários: