segunda-feira, dezembro 12, 2005

A agressão a Soares

A história repete-se: mais uma vez Mário Soares é agredido durante uma campanha eleitoral. Todos sabemos o que aconteceu em 1986 e as repercussões positivas que esse incidente trouxe à sua candidatura. Ontem aconteceu o mesmo.

Considerando a muito boa colocação das câmaras de televisão para verem este incidente (no meio de uma multidão à pinha), bem como o despropósito do ocorrido, pois começa com uma abordagem mais ou menos normal e, de repente, o agressor altera-se completamente e tenta agredir o candidato, não excluo a hipótese de estarmos perante uma situação encenada. Eu não sou grande apologista destas “teorias da conspiração” mas ao visionar as imagens não pude deixar de pensar nesta hipótese. Julgo que não terei sido o único e sei que não seria a primeira vez que era tomada uma iniciativa destas na política portuguesa.

Se, porventura, estives errado há uma questão que importa pôr e só a titulo de exemplo: havendo um anti-cavaquismo primário em muitos sectores da nossa sociedade ou existindo um forte anti-comunismo em outros, porque carga de água que a única pessoa que é agredida nas nossas campanhas eleitorais é o Mário Soares?

Sem comentários: