sábado, maio 06, 2006

Cresce e aparece

Era uma vez um menino que quando fosse grande queria ser como o Pinto da Costa. Para atingir esse objectivo utilizou uma estratégia de submissão ao FCP, colaborando com estes em desvios de jogadores que estavam em negociações com outros clubes. Nisto não vejo nada de relevante senão a própria competição entre clubes grandes que utilizam as armas que têm ao seu alcance para melhor os seus planteis e prejudicar os outros. Até aqui tudo bem. Agora este menino, em vez de utilizar normais condicionalismos de mercado para justificar os seus actos, na ânsia de ser Pinto da Costa, resolveu colocar-se em bicos dos pés e dizer que não negociava com clubes que eram concorrentes directos do seu Nacional, dai colocar os seus jogadores no FCP.

Porém, não é Pinto da Costa quem quer mas sim quem pode e Rui Alves não pode porque não sabe. Não tem dimensão, carisma, inteligência e poder para isso. Como o tempo é implacável e a "tesão do mijo", é sabido, é poderosa mas incipiente, no final do campeonato o seu Nacional está na luta por um lugar na UEFA, enquanto os outros (os seus "concorrentes directos") têm preocupações com os milhões de euros da Liga dos Campeões. Neste momento o Nacional está em luta directa com o Boavista que vai, na ultima jornada, defrontar os seus amigos do FCP. Ora estes ultimos, com o campeonato no bolso e a preocupação da final da Taça de Portugal, legitimamente, não convocaram 10 dos habituais titulares, logo, facilitam a vida ao Boavista que pode ultrapassar o Nacional na tabela classificativa e corrê-los das competições europeias do ano que vem.

Perante isto, Rui Alves está indignado e diz que num pais civilizado isto tinha de ser investigado pelas autoridades. Provavelmente num pais civilizado ele próprio estaria a ser investigado pelas autoridades devido à sua fortuna pessoal que foi construida em meia dúzia de anos, mas isso agora não interessa nada. O que interessa é que o menino tem muito que aprender e por mais bem sucedido que seja nessa demanda (mesmo que um dia chegue a Presidente da Liga, como parece que também pretende) nunca passará da "cepa torta" e só terá a relevância que aqueles que efectivamente têm poder lhe quiserem dar. Por agora provou um pouco do veneno que ele próprio, noutros momentos, fez honra em destilar.

Sem comentários: