terça-feira, maio 16, 2006

Os 23

Scolari tornou publica a lista dos 23 jogadores que vão representar a nossa selecção no Mundial 2006. Surpresas não existem, atendendo à natureza do seleccionador, mas é óbvio que algumas questões têm de ser colocadas.

Deve o espirito de grupo ser tão mais relevante que qualquer outro critério objectivo como a condição fisica, o momento actual de forma ou a qualidade do futebol apresentado esta época? Eu julgo que não. É importante ter um bom grupo e deve-se evitar qualquer factor destabilizador para o mesmo mas será que a convocatória de outros (ou não convocatória de alguns destes) iria destabilizar a equipa. Estamos a falar de jogadores profissionais que todos os anos fazem parte de um plantel diferente e que a isso já estão habituados.

Independentemente de outros factores, não compreendo a convocatória de Costinha e Quim que não jogam há mais uitos meses. Afinal o Postiga foi para França porque o Scolari disse que ele tinha de jogar para ser convocado e agora vê-se que isso afinal não é verdade.

Questiono a convocatória de Maniche, Hugo Viana e Ricardo Costa pelos poucos minutos que jogaram esta época, não porque tenham estado lesionados mas, pura e simplesmente, porque não são titulares nas suas equipas.

Interrogo-me se Paulo Santos, Pedro Mendes, Tonel ou João Tomás não teriam lugar nesta equipa.

Apesar da inesperiência, e considerando os critérios para seleccionar Bruno Vale, será que Quaresma ou João Moutinho também não deveriam ter sido convocados?

Agora não há mas nada a fazer a não ser apoiar a nossa Selecção e esperar que Scolari não cometa na Alemanha o mesmo erro que cometeu no Euro 2004: no primeiro jogo colocou a equipa com aqueles que lhe eram mais chegados e perante um mau resultado foi obrigado a refazê-la para pôr a jogar aqueles que eram, efectivamente, os melhores jogadores.

P.S.: O meu "onze"
Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Nuno Valente, Petit, Tiago, Deco, Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta.

Sem comentários: