sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Desculpa lá


Caro Joaquim,
Conforme solicitas-te venho por este meio arrogar-me do direito de te pedir desculpa em nome de todo o povo português por tu aquilo que vos fizemos enquanto colonizadores de Moçambique.

Desculpa lá termos criado infraestrutauras que contribuiam para o aumento da qualidade de vida dos moçambicanos que lá viviam enquanto tu devias preferir viver em palhotas. Desculpa lá termos criado serviços publicos com essa mesma finalidade e que tu, e a tua Frelimo e apoiantes, se apressaram a destruir aquando da independência. Desculpa lá termo-vos dado séculos de paz quando a unica coisa que vocês queriam era guerrear-se, fosse por motivos étnicos ou pelo simples sabor do poder. Desculpa lá termos sido os principais financiadores das acções de solidariedade para reabilitação de Moçambique no períoso pós-independência, enquanto vocês (Frelimo e Renamo) só estavam interessados em manter a guerra civil e continuar a destruir as poucas infraestruturas que ainda possuiam (e que por acaso foram construidas por nós porque vocês nunca tinha edificado nada apesar de serem um país independente há quase 15 anos).

Por tudo isto apresento as nossas desculpas, e espero que os nossos governantes sejam suficientemente inteligentes para não deixar que estas coisas se venham a repetir no futuro.

É verdade que o processo de descolonização não foi bem conduzido e que causou danos de vária ordem, quer em moçambicanos quer em portugueses, mas um dos principais responsáveis por essa situação foi o mesmo homem das mãos do qual tu recebeste a tua ultima distinção honorifica. Se fosses coerente com as tuas afirmações não a tinhas aceite ou, exigias que a mesma te fosse entregue por outrém.

Sem comentários: