sexta-feira, junho 17, 2005

Criminalidade versus Racismo

Na sequência dos incidentes ocorridos a semana passada na praia de Carcavelos fez-se um sem número de observações das quais eu fiquei à parte porque falta de disponibilidade para vir para aqui postar. Não vou agora debruçar-me sobre o assunto mas a manifestação que vai haver amanhã no Martim Moniz leva-me a fazer algumas considerações.

Não sou daqueles que tem algum receio de manifestar a sua verdadeira opinião sobre o assunto com medo que lhe chamem racista. Sem me alongar muito posso dizer que quando revejo mentalmente aquelas imagens que passaram na televisão, as primeiras duas coisas que me vêm à cabeça é gasolina e um fósforo e mais não digo para não chocar certas pessoas.

Também não concordo com aqueles que perante factos daquela gravidade resolveram fazer pseudo-análises sociológicas que imputam à nossa sociedade a existência de marginais daquela natureza. Por essa ordem de ideias, essa teoria seria válida para todos os criminosos, independentemente da raça, credo ou motivação, e levar-nos-ia a tolerar estas situações porque, no fundo, a culpa não é (só) do criminoso mas também nossa porque criamos uma sociedade que o marginaliza.
Ou seja, tretas.
Aqueles animais que vimos na televisão não prestam. O facto de serem criados no Sudão, em Portugal ou na Suécia não altera significativamente a sua maneira de estar na vida. Acredito que se lhes fossem facultadas oportunidades melhores de vida, quando muito, adiariamos um problema que eles inevitávelmente acabariam por criar quando algo lhes corresse mal (como corre de vez em quando a qualquer pessoa).

Perante isto, só faltam mesmo aparecerem os grupos de extrema direita, como a Frente Nacional (FN), que, ao abrigo de uma boa causa, como o combate da criminalidade, tentam difundir e reforçar os seus ideais aberrantes e a sua veneração a um mentecápto assassino como Hitler. É curioso que indivíduos que perseguem e agridem pessoas na rua (como fazem no Bairro Alto, em Lisboa) em função da raça destas ultimas e às vezes nem isso, agridem por agredir os que tiver o azar de se cruzar com eles na rua, é curioso, repito, que estejam agora tão empenhados em combater a criminalidade. E inocentemente vão manifestar-se para a zona de Lisboa que é mais frequentada por emigrantes, na sua maioria de origem africana e asiática. Aqueles rapazes estão, nitidamente, bem intencionados.

Uma palavra final para a Governadora Civil de Lisboa que autorizou esta manifestação. Diz esta senhora que o pedido de autorização não foi subscrito por nenhuma entidade de extrema direita, nomeadamente, a FN. Foi subscrito sim, continua ela, por 3 cidadãos a titulo individual. Esqueceu-se foi de dizer que que assinou essa petição foi o Chico "Careca", o Manel "Biqueira de Aço" e o Beto "Navalhadas".
Realmente, a forma de funcionamento de muitas das nossas entidades públicas é surreal e irresponsável. Esta senhora ainda acredita no Pai Natal e que não deve tomar banho enquanto estiver com o período sob pena de ficar estéril.

Sem comentários: