segunda-feira, junho 13, 2005

O politico e o poeta

O tempo para vir cá não tem sido muito mas hoje era inevitável: morreram Álvaro Cunhal e Eugénio de Andrade. Poucas vezes na nossa história tivemos um dia em que, ao mesmo tempo, desaparecessem dois vultos que tanto deram de si a Portugal.

Álvaro Cunhal foi uma figura incontornável do século XX. Mesmo para aqueles que não partilhavam as suas ideologias, e muitas vezes métodos, como é o meu caso, sempre senti por ele uma certa admiração. Pela sua inteligência,convicções e coerência era uma homem diferente. Foi o único politico com o qual não partilhei ideais mas que, sempre que pude, fiz questão de ouvir falar (ao contrário de outros que me faziam, e ainda fazem, impressão nos ouvidos). Relembro, ainda, o homem multifacetado que viveu para além da politica e nos deixa também uma obra literária e uma obra plástica como legado.

Quanto a Eugénio de Andrade, foi "só" o mais importante poeta português do século XX a seguir a Fernando Pessoa. Foi um homem predestinado para a poesia, e nem as suas origem rurais num Portugal ancestral foram o bastante para o impedir de se revelar como um dos mais importantes, creio que sem exagero, poetas da história de Portugal.

A ambos presto a minha singela homenagem e digo obrigado.

Sem comentários: