sábado, julho 23, 2005

(Des)Governo

Uma pessoa não se pode ausentar uns dias do blog sem que, entretanto, não haja uma alteração no Governo. Depois do "circo" santanista, estamos agora perante um novo espectáculo de entretenimento.

Começa com o MNE a mandar mais uns bitaites de forma a ter uma exposição na comunicação social que lhe dê o tal estatuto especial que ele acredita que tem dentro do Governo. Depois da opiniões pessoais, agora vieram mais criticas aos seus colegas e ao chefe do executivo que "não soube passar a mensagem" e que fez promessa eleitorais que nunca devem ser feitas.
A isto acrescentou a brilhante afirmação que a eventual eleição de Cavaco Silva para PR é "um potencial perigo para a estabilidade". Mas qual estabilidade? É que este Governo está cada vez mais parecido com o de Santana Lopes: não precisam de terceiros para se espalharem ao comprido.

Deve ter sido por causa de Cavaco Silva que o 1.º Ministro e o ex-Ministro das Finanças tinham, publicamente, estratégias politicas distintas para as finanças públicas. Foi por causa de Cavaco Silva que Campos e Cunha se foi embora alegando questões pessoais (ou saudades da reforma do Banco de Portugal), e foi substituido por um novo Ministro que promete seguir a mesma politica de rigor orçamental mas que concorda construir um novo aeroporto e trazer para Portugal o TGV.

Também deve ser por causa de Cavaco Silva que Freitas do Amaral não se cala. É que ele começa a constituir a maior causa de instabilidade no Governo e vai acabar por dar razão aqueles que sempre o consideraram "o elo mais fraco" do mesmo.

Sem comentários: