domingo, agosto 28, 2005

Alta Autoridade?

Sempre entendi que a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) é uma daquelas entidades que não servem para nada a não ser gastar um orçamento anual que resulta das contribuições fiscais de todos nós. Aliás, a prática desta entidade (chamar-lhe instituição seria um elogio) sempre foi estranha pois detêm um vasto conjunto de competências sobre uma vasta área mas, na prática, parece que só apresentam trabalho de vez em quando para que não nos esquecermos que eles existem.

Depois da vergonha que foi o tempo que demoraram a pronunciarem-se sobre a entrada do Joaquim Oliveira no mundo da comunicação social (em que expiraram todos os prazos legais a que estavam obrigados), e quando eu pensava que não podiam fazer pior, foi hoje conhecida a decisão sobre um programa da SIC chamado "Bar da TV". Como eu não sabia muito bem que programa era esse fui averiguar e descobri que foi um programa que deixou de ser emitido em 2001. Sim, leram bem, 2001.

Estes senhores demoraram 4 anos para analisar a legalidade de um programa e determinar a eventual sanção a aplicar. Confrontado com esta demora, um representante da AACS respondeu que o prazo de prescrição era de 5 anos, logo, a decisão foi tomada atempadamente. Ainda bem que não tinha um prazo de prescrição de 20 anos senão teriamos de aguardar mais 15 para ouvir a decisão destes senhores. Seria o mesmo que sancionar, hoje, a RTP pelo teor do 108.º programa da série "TV Rural", apresentado pelo saudoso Eng.º Sousa Veloso em 11 de Março de 1986.

Palhaços.

Sem comentários: