sexta-feira, agosto 05, 2005

Incêndios

Mais uma vez o país está a arder. Mais uma vez esta semana, mais uma vez este mês, mais uma vez este Verão e mais uma vez este ano. Perante as vergonhas anuais que acontecem sempre nesta altura do ano, eu estranho que ainda existam pinhais em Portugal para arder.

Na condição de mero cidadão e sem qualquer tipo de conhecimentos previligiados nesta área, proponho um exercicio de enumeração de medidas que, não sendo infaliveis para acabar uma questão tão complexa como esta, tenho quase a certeza que iriam minimizar imenso esta tragédia. A ordem das mesmas é meramente alietória.

1 - Responsabilizar politicamente, e na proporção da gravidade dos incêndios, o respectivo Ministro e sua equipa por não tomarem medidas concretas (e não teóricas) de prevenção desta calamidade.
2 - Investir em meios públicos de combate a incêndios através da conversão de equipamento militar obsoleto e aquisição de meios aéreos especializados para esse fim (serão, concerteza, mais baratos e mais úteis que submarinos), retirando essa tarefa aos privados.
3 - Responsabilização efectiva dos proprietários que não fazem a manutenção devida aos seus terrenos.
4 - Imperatividade de reflorestação de todas as áreas ardidas.
5 - Proibição de, num período nunca inferior a 20 anos, alterar qualquer Plano Director Municipal de modo a permitir urbanizar áreas que sofreram incêndios.
6 - Condenar criminalmente, de forma célere e implacável, todos os incêndiários e todos aqueles que possam estar, de forma directa ou indirecta, envolvidos em incêndios.

Com a implementação destas 6 medidas, cuja complexidade e custo não me parecem absurdos, de certeza que o número de incêndios iria reduzir drásticamente.

Sem comentários: