segunda-feira, novembro 01, 2004

Super Dragões


As claques de futebol organizadas têm criado alguns dos principais problemas que têm surgido no futebol português. Se por um lado posso entender o seu papel como apoio das equipas (especialmente quando jogam fora do seu terreno), também é verdade que muitas vezes o seu comportamento é, no minímo, reprovável. E este comportamento tem tendência a ser directamente proporcional à dimensão da própria claque.Por outro lado, as direcções dos clubes tendem a compactuar com estes comportamentos porque, muitas vezes, o relacionamento entre ambas são pouco transparentes e existem interesses instalados que não podem ser questionados.


Apesar de não existirem inocentes nestas histórias, hoje vou-me centrar unicamente nos Super Dragões. Desde há muito que o seu comportamento não é bom (quem não se lembra do que faziam aos comboios e às estações de serviço quando viajavam para sul?) mas esta claque, ao contrário do que aconteceu pontualmente com as claques do SCP e do SLB, sempre teve todo o apoio da direcção do FCP, com especial enfâse no seu Presidente.Ora, quando as coisa correm bem é só amores, beijinhos, cantigas e outras tretas tais, mas o pior é quando as coisas começam a correr mal. Antigamente, nestas circunstâncias ai-se para os treinos e chamava-se nomes aos jogadores, agora esperam-se no aeroporto, insultam-se, perseguem-se e até se ameaçam de morte (depois do Mourinho, isto está-se a tornar hábito lá para os lados dos Super Dragões).

Mas quem é que estes gajos pensam que são para agirem desta maneira? Resposta: os melhores do mundo porque o FCP continua a apoiá-los e perantes estes factos nada diz (e eles falam por tudo e por nada). Se um dia acabarem por matar alguém eu quero ver a quem serão atribuidas as responsabilidades.E a continuarem agir deste modo, isso vai acabar por ser inevitável. E nessa altura se o Pinto da Costa colocar lá a namorada para ser escoltada pelos Super Dragões e pelo guarda Abel, eles não só lhe "comem" a namorada como ainda "comem" o guarda Abel.
E o pior é se ela gosta.

Sem comentários: