segunda-feira, setembro 13, 2004

Genocídio (parte II)

O genocidio continua. Por mais que se tente pressionar o governo do Sudão, este faz orelhas moucas e continua a apoiar as milicias Janjaweed que até à data já terão violado, morto e estripado mais de 50 mil pessoas. Seja nas aldeias ou nos campos de refugiados onde as populações se tentam proteger, estas milicias têm carta branca para perseguir e matar quem muito bem entenderem. Quanto à comunidade internacional, esta continua a demonstrar uma total ineficácia no que respeita a questões desta natureza.

O exemplo do Ruanda nos anos noventa de nada serviu. Continuamos a permitir que estas coisas aconteçam porque estamos condicionados pela hipócrisia inerente à politica internacional. No Ruanda foi a inércia do de Bill Clinton e agora é a Rússia e a China que vetam qualquer medida de força que se pretenda tomar no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. Tudo porque estes paises têm importantes relações comerciais (petróleo) com o governo sudanês. Enquanto isso, centenas senão milhares de pessoas vão sendo perseguidas, violadas e mortas diáriamente.

Perante o que se passa no Sudão e no Iraque, apetece-me perguntar qual a cotação da vida humana nos mercados internacionais? Seguramente, será inferior à do petróleo.

Sem comentários: