sexta-feira, setembro 24, 2004

O exemplo dos professores


Perante o novo processo de colocação de professores e as condicionantes que serão atendidas para as selecções a fazer, surge mais um perfeito exemplo da nossa maneira de estar na vida.

Considerando que a existência de justificados motivos de saúde é considerada relevante para uma colocação dos professores mais perto de casa, está a ocorrer uma verdadeira avalanche de atestados médicos que comprovam que grande parte do corpo docente desta pais sofre das mais variadas maleitas, e como tal, não pode ser deslocado para longe de casa. É o famoso instituto do "atestado médico" a cumprir o seu verdadeiro papel social, ou seja, a avalizar as pretensões dos cidadãos que pagam uma consulta e em troca obtém um atestado com o teor que mais lhe convir. São as leis do mercado a funcionar.

Só lamento é que não haja uma real acção fiscalizadora (e de preferência, não coorporativista) sobre estes "doentes" e, se não se comprovarem os males de que aledamente padecem, sejam imputadas verdadeiras responsabilidades aos médicos que prestaram informações falsas a troco do preço duma consulta. Excepto no processo ocorrido há uns anos em Guimarães com alunos que se queriam livrar dos exames, nunca tal iniciativa foi tomada pelas autoridades competentes, Ordem dos Médicos inclusive.

Aliás, esta deveria ser a primeira a diligênciar no sentido de credebilizar a classe, mas infelizmente as coisas não acontecem assim.

Sem comentários: