sexta-feira, setembro 17, 2004

Um ponto atrás? Já ganhou.


Uma sondagem efectuada nos EUA colocam John Kerry somente um ponto à frente de George W. Bush. Perante este cenário parece-me que estas eleições já estão decididas. O W. vai ganhar de uma forma, mais ou menos, confortável.

Como se viu nas ultimas eleições americanas, o partido republicano (Bush pai e amigos) têm uma estrutura tão bem montada que será necessário que o J. Kerry tenha 10 pontos percentuais a mais que o W. para o poder derrotar. É sabido que estamos a falar da melhor democracia do mundo, de um pais altamente instruído e cuja população faz parte da elite cultural mundial. Não existe qualquer possibilidade de os instrumentalizar/enganar, e por mais que se tente falar no assassinato de J.F. Kennedy ou das ultimas eleições presidênciais para denegrir a sua imagem, os "intelegentes" sabem que tais insinuações não correspondem à verdade. Kennedy não foi assassinado: teve um ataque cardiaco tão fulminante que lhe rebentou com uma veia na cabeça, e nas ultimas eleições presidenciais o Al Gore não poderia ganhar porque é sabido que as ditas minorias étnicas que constituem a maioria do povo da Flórida votam, tradicionalmente, nos republicanos. Logo, havia que contar os votos as vezes que fossem necessárias até se chegar a essa conclusão.

Perante esta realidade, o Kerry pode começar a pensar em desfazer as malas porque não vai a lado nenhum, a não ser que consiga convencer uma maior quantidade do eleitorado que ele constitui uma melhor opção que o W., o que só por si constitui uma tarefa de Hércules porque o "american people" revê-se na elevada autoridade moral e intelectual do seu actual presidente.

Sem comentários: