quarta-feira, setembro 29, 2004

A culpa é do marketing

A propósito do aumento das despesas que o SNS vai ter ter com a comparticipação de medicamentos (quando estas deviam baixar com a introdução dos genéricos), o bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. José Germano de Sousa, disse uma coisa extraordinária: "existem médicos que não resistem ao marketing agressivo das companhias farmaceuticas e prescrevem muitos antibióticos".

Mas andamos a brincar com a saúde (e as finanças) dos cidadãos ou quê? Não resistem ao marketing agressivo e como tal prescrevem medicamentos desnecessários? Ou com alternativas válidas mais económicas no mercado? E ninguém faz nada?

O sr. bastonário, na qualidade de lider da entidade que agrega todos os médicos a exercer em Portugal, não deveria tomar providências para que estas situações sejam detectadas e sanccionadas? Afinal de contas, ele sabe que esta é uma realidade e não há como escondê-la. Para credibilizar a classe e proteger os cidadãos (e já agora os deveres deontológicos dos médicos), é sua obrigação tomar uma posição. De outro modo, é-nos legitimo pensar que também ele, o sr. bastonário, faz parte desse grupo de médicos mais influenciaveis e que se sujeitam a fazer o "frete" de irem a congressos, organizados por essas companhias farmaceuticas, para as Maldivas.

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