quarta-feira, setembro 22, 2004

Quero lá saber de Olivença


O "Grupo de Amigos de Olivença" aproveitou o facto da Volta a Espanha em ciclismo passar nessa localidade hoje para lá se deslocarem e irem manifestar a sua posição que assenta num principio base: Olivença é Portugal.

Não vou agora discutir se isto é verdade ou não e como e porquê que aquele lugar está está hoje sob jurisdição espanhola. O que eu vi foi um pequeno grupo de portugueses a fazerem uma figura triste a tentar "vender" a sua posição distribuindo panfletos alusivos ao assunto.

Ora, é claro que não foram bem recebidos porque o povo daquela terra sente-se e é, hoje, espanhol, portanto recebem uma iniciativa desta natureza com desprezo.
Independentemente do que ocorreu no passado, no nosso presente é descabido estarmos a levantar esta questão porque o tempo de o fazer já passou há muito. Daqui a bocado temos os marroquinos a reclamar uma qualquer parte do Algarve como sua porque os lusitanos cometeram uma ilegalidade para a sua conquista. É ridiculo.

Por outro lado, aquele povo não quer nada connosco pelo que, penso eu, também não os queria nem dados. Faz-me lembrar a situação de Barrancos, quando as suas gentes falam mal de Portugal e enaltecem os espanhóis por causa dos touros de morte. Estão mal? Mudem-se. Vão para Espanha, corrija-se a fronteira e entreguem aquele pequeno pedaço de terra aos noutros hermanos. Não fazem cá falta nenhuma. O importante é que mantenhamos a produção de enchidos daquela região, tudo o resto que se lixe.

Sem comentários: