sexta-feira, outubro 01, 2004

Marx tinha razão

Na Holanda, um padre foi condenado judicialmente por ter abusado sexualmente de uma jovem de 12 anos, de forma continuada. Até aqui, e por muito que me custe dizer, nada de novo. Mas o Tribunal também decidiu que a igreja católica deveria indemnizar a vitima num valor ligeiramente superior a 50.000,00€, ou seja, trocos para o Vaticano.

O momento extraordinário desta história acontece quando a essa mesma igreja paga a referida indemnização e apresenta o caso à sua companhia de seguros para ser ressarcida. Motivo? Foi acidente de trabalho. Exactamente, acidente de trabalho. Afinal de contas os factos ocorreram no local de trabalho do padre e durante a sua hora de expediente, logo, deve ser considerado acidente de trabalho. Lógico.

Quer dizer que para a igreja, e em sede de enquadramento jurídico, o facto de um trabalhador cair na obra e partir o pé ou um padre violar repetidas vezes uma criança ao lado do confessionário, é exactamente a mesma coisa. É acidente de trabalho. E têm a falta de vergonha de defender esta tese públicamente somente para pouparem uns "trocos" (para eles, claro).

Definitivamente, Marx tinha razão.

Sem comentários: