quinta-feira, outubro 28, 2004

Este Governo é burro


Finalmente o Prof. Marcelo pronunciou-se sobre a sua saida da TVI. Perante a AACS, e o país, o professor disse das suas razões e agora importa saber se dai advém alguma consequência para alguém.

Não nos deixemos enganar. Em Portugal, e desde sempre, os Governos sejam de que côr for, sempre tentaram instrumentalizar a seu gosto os órgãos de comunicação social e em especial a TV. Seja para fazer campanha a seu favor ou para calar as vozes discordantes. Em finais dos anos 70, já o Manuel Alegre, enquanto Secretário de Estado para a Comunicação Social, se mexia nos bastidores para calar as vozes discordantes do seu Governo. E isso parece ser exactamente o que este Governo faz, mas com uma diferença. Seja por impetuosidade ou por necessidade de mediativismo, este Governo faz questão de tornar públicas todas as suas asneiras. Se têm agido do mesmo modo mas o Rui Gomes da Silva não tem dito nada, isto nunca tomava estas dimensões. Mas não. Tinham de falar porque aquelas bocas não conseguem estar fechadas. Agora assumam as consequências.

Uma palavra final para aqueles jornalistas que, quais paladinos da classe, agora assumem que já sofreram muitas pressões mas que nunca cederam. Será que nunca cederam? Porque nunca referiram esse assunto, e agora, atendendo ao caso Marcelo, trazem essas questões para cima da mesa? Com que fim? Quando é que eles foram sinceros? Na altura ou agora? De pessoas destas eu tendo sempre a desconfiar.

Sem comentários: