sexta-feira, outubro 22, 2004

O ditado está errado


Fidel Castro é uma figura incontornável da história mundial. Nunca partilhei os seus ideais, discordo da maioria das suas atitudes mas ao mesmo tempo sou obrigado a admirar um homem que tomou o caminho que ele seguiu. Não se limitou a apregoar o comunismo, exerceu, e se existiu (e ainda existe) uma sociedade que mais se aproximou dessa ideologia, é a Cuba de Castro. Não só estabeleceu uma sociedade comunista, como o fez a dezenas de milhares de quilometros do seu maior aliado (a então União Soviética) e a escassas dezenas de quilometros do seu maior inimigo (os EUA). E não caiu.

Mais depressa caiu o muro de Berlim e todos os regimes comunistas do leste europeu, URSS inclusivé, mas Castro ainda hoje se mantém no poder. Sabemos com que custos e o que tem acontecido aqueles que se têm oposto ao seu regime, mas quem já esteve em Cuba sabe que a população, apesar de poder discordar de muitas das suas atitudes, mantém-se ao seu lado.

Este post vem a propósito do Fidel ter partido hoje o joelho ao cair depois de ter proferido mais um dos seus longos e "interessantes" discursos. Isto só vem provar que, ao contrário do que diz o povo, vaso ruim realmente quebra.

Sem comentários: