sexta-feira, outubro 29, 2004

Os bastidores agitam-se


Quando parece que o Bush começa a perder algum peso nas sondagens para J. Kerry, eis que surgem noticias que demonstram uma certas agitação nos bastidores das eleições.

Na Alemanha, numa base americana, é feita campanha eleitoral pró-Bush num terreno no qual ele possui muito eleitorado e, apesar disso ser contra a lei, ninguém diz nada. Esses soldados já começaram a votar por voto electrónico sem qualquer problema. Mas, também na Alemanha, os cidadãos americanos que trabalham na multinacional Siemens (e crê-se que maioritáriamente democratas) não conseguem exercer o seu direito de voto porque o sistema electrónico não funciona.

Na Flórida (outra vez) desapareceram mais de 60.000 boletins de voto que são imprescidiveis para que outros tantos eleitores possam exercer o seu direito. Por "coincidência" estas coisas tendem a acontecer no Estado onde o mano Jared é Governador.

Por fim, especialistas em informatica têm criticado imenso o sistema de voto electrónico implantado porque, dizem eles, é extremamente vulnerável e permite que uma acção criminosa possa distorcer os resultados finais. Isto num pais que é lider nestas tecnologias.

A democracia americana continua a revelar-se um flop comercial no qual só acreditam os pobres de espirito.

Sem comentários: