segunda-feira, outubro 18, 2004

O meu derby preferido


Antes de fazer qualquer tipo de apreciação sobre o que aconteceu ontem à noite no estádio da Luz, tenho que deixar, desde já, claro que este é o derby que consigo ver com maior distanciamento porque não sou adepto de nenhum dos clubes, logo, penso que consigo discernir as situações com maior clareza.

No computo geral o FCP terá jogado melhor e apresentado melhor equipa. Por outro lado, o SLB foi literalmente roubado pelo arbitro. Ao contrário do José Veiga, eu só vi um penalti (implicava a amostragem do 2.º amarelo ao defesa do FCP) e um golo limpo que foi anulado pelo arbitro (será que o Scolari não tem razão?). Logo aqui a verdade desportiva está viciada.

Mas o melhor aconteceu na sala de imprensa, depois do jogo. Insultos pessoais proferidos por pessoas que se conhecem muito bem e que em outros tempos foram muito amigas umas das outras. Insinuações sobre a sua vida privada, a indole da namorada do do Pinto da Costa e as suas ligações ao champagne, enquanto que esta estava, coitada, no meio da claques do FCP a mandar "chicos" aos benfiquistas (viu-se bem na TV), tendo de um lado o famoso membro dos super dragões que, alegadamente, terá ameaçado o Mourinho de morte e do outro, surpresa das surpresas, tinha um senhor que em tempos ficou conhecido no futebol português como o "guarda Abel". Mas presumo que terão sido só coincidências.

Depois do Euro2004, um período de união muito estranho no futebol português, que saudades que eu já tinhas destas baixarias domésticas. O Trapattoni disse, no final do encontro, que nunca tinha visto situações destas acontecerem no futebol europeu. As suas palavras sábias, proferidas por alguém que tem um curriculum impar, colocam o nosso futebol, como um todo, no seu devido lugar: América do Sul, porque em Africa ou na Asia não nos queriam.

Sem comentários: